Grupo Terapêutico de breve duração: Maternagem – Lidando com o Stress de Volta às Aulas

Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

Grupo Terapêutico de breve duração: Maternagem – Lidando com o Stress de Volta às Aulas

14/09/2020 - 19:30 - 21:00

Ser mãe e trabalhadora em usual circunstâncias já é uma tarefa complexa; em situação de imigração, então, nem se fale! Nossas prévias redes de apoio, se existentes, não estão mais disponíveis, assim como nossos valores e idéias sobre educação de crianças. Até mesmo a língua de escolha dos filhos, o idioma, pode se tornar diferente da nossa, dando-nos a impressão de que não falamos mais nem mesmo a mesma língua em nossas casas. O encapsulamento em que a crise do COVID-19 forçou todos nós tem complicado ainda mais estes desafios que antes já nos causavam ansiedade e, em alguns casos, depressões menos severas.

 O objetivo deste projeto é oferecer um espaço grupal terapêutico de breve duração para você reconhecer a origem das dificuldades, e identificar recursos internos e comunitários com que você pode contar durante este período de distanciamento social, através de atendimento à distância por plataforma segura online.

 

 

Critérios para participação:

 Se você,

 

  • É mãe de crianças com idade entre 2 e 12 anos.
  • Sente-se ansiosa devido a questões relacionadas ao cuidado dos filhos durante a pandemia.
  • Está trabalhando em home-office, ou full-time ou “part-time” empregos, ou estudando em um programa de College ou University.  
  • Tem acesso à Internet e sente-se confortável para participar de sessões grupais em plataformas de vídeo-conferência  ( por ex., plataformas seguras similares ao Zoom).
  • Dispõe de um espaço físico na sua residência em que sua privacidade, assim como a dos demais participantes do grupo, possa ser protegida e em que as informações trocadas durante o encontro mantidas confidenciais.
  • É capaz de prover consentimento para participar de grupo terapia.
  • Concorda em seguir a legislação sobre manutenção de confidencialidade e privacidade no Canadá e as regulações de proteção dos direitos de mulheres, crianças, e comunidade LGBTQ.
  • Tem disponibilidade para participar de um grupo terapêutico por vídeo-conferência por um período de seis semanas, durante 90 minutos/semana.

 

No seu primeiro oferecimento, as seis(6) sessões semanais ocorrerão às segundas-feiras, das 19:30-21:00 horas.

Datas do 1º Encontro: 14/09/2020

2º Encontro: 21/09/2020 – segunda-feira, das 19:30-21:00 horas

3º Encontro: 05/10/2020 – segunda-feira, das 19:30-21:00 horas

4º Encontro: 19/10/2020 – segunda-feira, das 19:30-21:00 horas

5º Encontro: 26/10/2020 – segunda-feira, das 19:30-21:00 horas

6º Encontro: 02/11/2020 – segunda-feira, das 19:30-21:00 horas

 

 

Inscrições

As inscrições para participar são gratuitas, e feitas no website do CONCID.

Para inscrever-se, você inicialmente se registrará para agendar uma breve entrevista com a facilitadora do grupo, na qual você poderá esclarecer suas dúvidas e checar se esse grupo é indicado para você.

Se após a entrevista você optar por participar do grupo, você receberá por meio eletrônico um link para participar das sessões.  

 

Considerações que você precisa levar em conta antes de se registrar para participar do grupo:

1)   Coordenado por profissional regulamentado junto a um conselho profissional da província de Ontario, todas as situações relatadas durante o grupo e as comunicações eletrônicas ou verbais dirigidas à terapeuta ou reportadas a ela por membros do grupo estarão sujeitas a legislação vigente em Ontario. Sendo assim, a coordenadora tem a obrigação legal de reportar às autoridades canadenses, independentemente do status de imigração dos membros do grupo, as seguintes situações:

  1. situações envolvendo risco de homicídio ou suicídio;
  2. situações envolvendo abuso e/ou riscos para a segurança de crianças;
  3. situações envolvendo violência doméstica e violência sexual à mulher.    

 

Coordenação da Atividade

 O grupo será conduzido em português por uma voluntária, psicoterapeuta registrada junto ao College of Registered Psychotherapists of Ontario, com vasta experiência em psicoterapias psicodinâmicas e na condução de grupoterapia, usando a técnica de grupos operativos de Enrique Pichón-Rivière. Esta abordagem terapêutica é utilizada em instituições universitárias e na rede publica de saúde mental brasileiras.

Mais informações: https://www.nitkinpsychotherapy.com/

 Observação: Após o término do grupo, os participantes que desejarem explorar em maior profundidade as questões trabalhadas no grupo deverão buscar recursos no setor publico (serviços financiados por OHIP ou outras instituições que oferecem tratamento a pessoas residentes no Canadá que não dispõem de seguro saúde) ou com psicoterapeutas do setor privado. Orientações a esse respeito serão oferecidas aos participantes do grupo.

 

Quero Participar

Se você quiser colocar o seu nome na lista de espera, entraremos em contato quando houver uma vaga disponível!

Neste momento não temos mais horários disponíveis! Este é um pré agendamento. O horário que você selecionou pode ser alterado de acordo com a agenda da facilitadora do grupo. Você pode escolher mais de um horário e receberá uma confirmação.

Details

Date:
14/09/2020
Time:
19:30 - 21:00
Event Category:

Organizer

CONCID
Email:
info@concidontario.org